REQUERIMENTO Nº 004/2021.
Ementa: “Requer à Mesa Diretora, depois de discutido e aprovado pelo Plenário e se aprovado for, que seja enviada ao Executivo Municipal, solicitação no sentido de que este adote eventuais providências necessárias para que se garanta aos victorenses as vacinas em número suficiente para imunizar a população contra o novo coronavírus – COVID 19 e a disponibilização das seringas necessárias para sua aplicação, assim como se inicie urgentemente uma campanha municipal sobre a importância da vacinação.”
O Vereador infra firmado, Ver. IVANIR URBANO BORN, REQUER à Mesa, depois de ouvido o Plenário, que a Sra. Presidente determine o envio do presente ao Prefeito Municipal, sugerindo a adoção das providências constantes da EMENTA.
JUSTIFICATIVA
Acompanhamos diariamente através da imprensa a intensa polêmica quanto a aprovação e disponibilização de vacinas para a imunização contra o Covid-19 e da oferta de seringas para sua aplicação.
Infelizmente o Governo Federal vem desde o início da pandemia se comportado de forma infantil, despreparada, desorganizada e irresponsável no enfrentamento desta doença que já vitimou mais de 200.000 pessoas apenas no Brasil e que abala as comunidades em todos os Municípios.
Sabemos que primeiro a responsabilidade pelo fornecimento das vacinas e seringas cabe a União e que os Estados e Municípios deverão dar o suporte para sua aplicação.
No entanto, observamos uma grande confusão, campanha de desinformação e politização sobre a vacina e sua aplicação.
Assim, julgo importante que o executivo municipal verifique e se certifique junto ao Governo Federal e Estadual como está definido o plano de vacinação que garanta um número suficiente de vacinas e seringas para nossa população visto que esperamos o início de sua disponibilização a curto prazo.
Ainda, julgo prudente que o executivo municipal pense em um plano alternativo para obter a vacina e as seringas, seja através de compra direta ou através do Comaja se possível, caso o Governo Federal seja incompetente em garantir este direito para as populações dos pequenos Municípios já no início da vacinação.
Importante também que seja realizada uma ampla campanha junto a população sobre a importância da vacinação e de seus benefícios, visto que existem muitas informações mentirosas circulando na imprensa e redes sociais e que apenas fomentam o não uso da vacina.
Poderia ainda o Poder Legislativo ser parceiro nesta campanha de esclarecimento e de estímulo ao uso da vacina.
Maiores justificativas em Plenário.
CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES, em 11 de janeiro de 2021.